Paracambi ganha primeiro Centro de Educação Ambiental da região

Abertura das instalações será realizada dia 5, às vésperas do aniversário da cidade dia 8

A partir da próxima sexta-feira, dia 5 agosto, Paracambi será beneficiado com um Centro de Educação Ambiental (CEA). O espaço construído dentro do Horto Municipal Chico Mendes, no bairro de Guarajuba, é mais um dos benefícios previstos para o município da Baixada Fluminense dentro do Programa de Apoio aos Projetos Socioambientais da Pequena Central Hidrelétrica – PCH Paracambi, um empreendimento Lightger, empresa do Grupo Light. A cerimônia de inauguração terá início às 9 horas.

Primeiro espaço na região dedicado ao debate sobre meio ambiente, o CEA possui total infraestrutura para receber alunos das redes de ensino pública e particular, professores e especialistas da área ambiental. Com uma área de 117m², o auditório climatizado tem capacidade para abrigar 120 pessoas e possui equipamentos multimídia, com sistema completo de som e imagem, telão e data show.

A PCH Paracambi construiu o auditório e também realizou as reformas necessárias no prédio administrativo do espaço, que agora conta com instalações modernas. Além disso, o empreendimento apoia três projetos do horto municipal. São eles: 1) Farmácia Verde, com objetivo incentivar o cultivo e uso de plantas medicinais, 2)  Florescer que ensina o ofício de jardinagem e 3)  Educação Ambiental para possibilitar o trabalho de temas ambientais com todos os visitantes.

“O empreendimento da Lightger prioriza o tema meio ambiente. O Centro de Educação Ambiental é outra iniciativa que apoiamos com este foco e sabemos a importância desta obra para o município, que ganha um espaço fundamental para debater a questão ambiental”, enfatizou o gestor da Lightger José Renato Lavourinhas.

Para o prefeito de Paracambi, Tarciso Pessoa, o Centro de Educação Ambiental é mais um exemplo da bem-sucedida parceria entre o poder público e a PCH Paracambi. “Gostaria de destacar a geração de emprego a partir da implantação da hidrelétrica (cerca de 500 no período de pico das obras), como também ressaltar a mudança que vemos no dia a dia da cidade. O comércio recebeu um novo impulso e percebemos um movimento maior nas principais ruas do Centro de Paracambi. Tudo isso é muito bom para a nossa cidade e demonstra que estamos no caminho certo”, comenta o prefeito.

A inauguração do Centro de Educação Ambiental foi definida como um “sonho concretizado” pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Paracambi, José Luiz de Oliveira, o professor Didi.  Segundo ele, desde que assumiu o cargo, havia o desejo de ter um espaço dedicado ao debate do tema meio ambiente. “A prefeitura não teria recursos próprios para fazer essa obra. Temos que agradecer a PCH Paracambi. Felizmente, conseguimos concretizar esse sonho”, comemora o secretário.

O projeto para construção do Centro de Educação Ambiental e a reforma do prédio administrativo conta com o apoio da ONG Onda Verde.

Sobre a PCH Paracambi

A previsão é de que a PCH Paracambi esteja pronta para operar em 2012. Quando entrar em plena operação, com as duas unidades em atividade, a usina terá capacidade instalada de 25 MW, energia suficiente para abastecer uma cidade de 120 mil habitantes. O projeto abrange os municípios de Paracambi (77 km do Rio de Janeiro), na Baixada Fluminense, local da construção da barragem, Itaguaí e Piraí, para onde se estenderá o reservatório (lago artificial)  com aproximadamente 9 Km.

Serviço:

Cerimônia de abertura

das instalações do Centro de Educação Ambiental Paracambi

Data: 05/08/2011

Horário: 09 horas

Local: Horto Municipal Chico Mendes / Guarajuba

Realização: PCH Paracambi