Empreendimento da Lightger, PCH Paracambi formará 370 profissionais em quatro meses

Como ação prevista na implantação da Pequena Central Hidrelétrica Paracambi, um empreendimento da Lightger S/A, foi iniciado o projeto de capacitação profissional para moradores do entorno do empreendimento.  Nos próximos quatro meses, 370 alunos serão formados nos cursos de Armador de Ferragem, Carpinteiro de Forma, Solda Eletrodo Revestido, Solda Mig Mag e Pedreiro Polivalente, além de participarem de palestras sobre Saúde Meio Ambiente Segurança (SMS).

Formar novos profissionais é parte do compromisso da PCH Paracambi em priorizar a mão de obra local, uma vez que, parte significativa desses alunos será absorvida de imediato nas equipes responsáveis pelas obras de construção da usina. A instituição de ensino contratada para ministrar os cursos é do município de Paracambi, o Centro de Tecnologia Educacional Profissionalizante e Inclusão Social do Brasil – Cetepis Brasil.

Para a região, os cursos profissionalizantes oferecidos pela PCH Paracambi representam preparação de mais profissionais capacitados para atender a futuros empreendimentos que venham se instalar nos municípios de Paracambi, Itaguaí e Piraí.

Sobre a PCH Paracambi – A usina terá capacidade instalada para geração de 25 MW (megawatts) de energia, o equivalente para atender a uma cidade de aproximadamente 120 mil habitantes. O lago formado pela PCH se estende aos municípios de Paracambi, Piraí e Itaguaí. A usina deverá estar pronta em 2012. A Orteng Equipamentos e Sistemas e a Construtora Quebec formam o Consórcio Construtor da PCH Paracambi (CCPA).