SMS

Saúde e Segurança do Trabalho

Para atender à Norma Reguladora NR-4 do Ministério do Trabalho na área de saúde e segurança para empreendimentos hidrelétricos, a PCH Paracambi tem o Programa de Saúde e Segurança nas Obras. Sempre com o foco na erradicação de acidentes ou riscos à saúde, a iniciativa é importante porque já está comprovado que algumas ações preventivas podem evitar a maior parte dos acidentes inerentes à construção de um empreendimento deste porte.

Para evitá-los é preciso ter sempre atenção a algumas normas segurança, como, por exemplo, a de trânsito de veículos, a de utilização de equipamentos e ferramentas ou a de desmonte de rochas. Há, portanto, a necessidade de cumprir as rotinas de saúde ocupacional e segurança, exigidas pela Legislação do Trabalho no Brasil.

O Programa da PCH Paracambi prevê a elaboração do “Plano de Atuação em Segurança e Medicina do Trabalho”, estruturado com base nos “Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT)”, em atendimento à NR-4, que tem como atribuições principais implementar:

– Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), segundo a NR-7;
– Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), segundo a NR-9;
– Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção (PCMAT), segundo a NR-18;
– Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), segundo a NR-5, que elabora o Mapa de Riscos Ambientais e define os Equipamentos de proteção Individual (EPIs), segundo a NR-6;
– Plano de Contingência para Emergências Médicas e Primeiros Socorros, que inclui convênios com os serviços hospitalares das cidades mais próximas.