“Se é bom para o meio ambiente, é bom para você”

Nos meses de setembro e outubro foi aplicada a primeira etapa do Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores. No treinamento, os operários contratados pela construtora Quebec puderam conhecer os principais conceitos sobre temas como licenciamento ambiental (LI) e crimes ambientais, além de código de conduta, coleta de lixo seletiva e saúde pública.

“Este treinamento é um trabalho de conscientização. Aqui, o operário tem que saber que desde o copo plástico descartado num lugar errado tudo tem uma consequência para o meio ambiente”, comenta Celso Nascimento, engenheiro florestal que ministrou as palestras. Nascimento elogiou o interesse dos alunos. “Eles realmente querem lidar da forma correta com o meio ambiente. Basta dar a informação”, afirmou.

O operário Sebastião da Silva, 37 anos, confirma o que o engenheiro florestal constatou. “Acabamos errando por não saber. Acho que a partir de agora posso melhorar pequenos atos do dia a dia”, disse Sebastião, que há nove meses chegou à obra como ajudante e foi promovido a pedreiro. Já o armador de ferragem Edílson Mendonça, 29 anos, resumiu o espírito do treinamento numa frase: “Se é bom para o meio ambiente, é bom para a gente.”