Planos de Resgate de Fauna e de Segurança e Alerta

Para realizar o enchimento definitivo do reservatório, a PCH Paracambi colocou em prática dois planos: o de Resgate de Fauna e o de Segurança e Alerta. A estratégia do enchimento lento do reservatório se mostrou eficaz para ambas as ações. No caso do Resgate de Fauna, o coordenador da ação, o biólogo Flávio Durão, explica que, com a elevação mais gradual do nível da água, houve tempo suficiente para os animais mudarem para áreas próximas.

O Resgate de Fauna mobiliza uma equipe com cinco biólogos que percorre, nos dias do enchimento, toda a área do reservatório. Em barcos e munidos de equipamentos, os profissionais, orientados por Flávio Durão, procuraram animais que possam ter ficados ilhados com a elevação do nível da água.

Plano de Segurança e Alerta

A estratégia de manter um ritmo mais lento na operação de enchimento do reservatório também beneficiou a equipe do Plano de Segurança e Alerta. Além da ampla divulgação do material informativo, com a distribuição de folhetos e a fixação de cartazes, faixas e placas nas comunidades do entorno do reservatório, houve mais tempo para a equipe de Comunicação trabalhar o diálogo em campo, orientando e tirando dúvidas dos moradores.

A equipe da Lightger solicitou à população que respeitasse a sinalização de placas e faixas. Outra orientação foi não circular nem permanecer nas áreas demarcadas do reservatório e não deixar animais soltos nesses locais. O Plano de Segurança e Alerta contou ainda com o apoio da Brigada Florestal, da Defesa Civil e da Guarda Municipal de Paracambi.

Gerente Ambiental da PCH Paracambi orienta equipe da Brigada Florestal e Guarda Municipal que deram apoio à operação de enchimento do reservatório
O empreendimento instalou placas alertando a população em locais próximos às áreas de enchimento
Biólogo Flávio Durão orienta a equipe no resgate de fauna

.

Equipe de comunicação informa a população sobre o enchimento do reservatório
Equipe de Comunicação distribui folhetos informativos em ponto de ônibus da localidade de Cacaria, em Piraí