PCH Paracambi em ação

Além da construção do auditório e reforma do prédio administrativo do Horto Municpal Chico Mendes, em Paracambi, que agora conta com modernas instalações, a PCH Paracambi apoia três projetos desenvolvidos no Horto: o Farmácia Verde, o Florescer e o Educação Ambiental. O primeiro tem como objetivo incentivar o cultivo e uso de plantas medicinais; o segundo ensina o ofício de jardinagem; enquanto o terceiro trabalha temas ambientais junto aos alunos das redes de ensino pública e particular.

“Projetos como o Farmácia Verde são muito importantes. As vezes a população não tem dinheiro para comprar um remédio. Conhecer o princípio ativo das plantas que temos no próprio quintal pode representar uma boa economia. Já o Florecer equipa e capacita uma turma que tem ajudado a embelezar as praças e jardins de Paracambi e o Educação Ambiental é sinônimo de conscientização das próximas gerações em relação ao tema meio ambiente”, comenta o diretor da ONG Onda Verde, Hélio Vanderlei.

O horto conta ainda com outra iniciativa da PCH Paracambi: um laboratório de potabilidade da água, que desde o ano passado monitora a água utilizada em hospitais e escolas do município. Além disso, os moradores também têm acesso ao serviço, gratuitamente.

Os benefícios para o Horto Municipal Chico Mendes não são ações isoladas da PCH Paracambi, que desenvolve regularmente, mesmo desde antes do início das obras, campanhas temáticas ambientais em escolas públicas da área de influência da hidrelétrica. “Encontramos na PCH Paracambi um grande parceiro. Acompanho os projetos desenvolvidos nas escolas na área de influência do empreendimento e não tenho dúvida quanto a qualidade e satisfação dos alunos e professores com as ações”, afirmou a secretária de Educação de Paracambi, Janice Leal.

Outra ação prevista no Plano Básico Ambiental (PBA) da hidrelétrica que também beneficiará o município é o reflorestamento de 282 hectares com espécies da Mata Atlântica no entorno do futuro lago da usina, que terá boa parte da área em Paracambi.

“A PCH Paracambi também comprou um caminhão com cesto para poda de árvores, que alcança 13,5 metros de altura. A prefeitura teria que alugar um veículo desses, pois precisamos dar mais agilidade a esse serviço, cuja demanda é enorme, e ao mesmo tempo garantir a segurança de nossos funcionários. O custo para contratarmos esse tipo de carro seria alto, mas agora teremos um próprio. Graças a mais uma parceria com a PCH Paracambi”, diz o secretário de Meio Ambiente de Paracambi, professor Didi.

Educadora Ambiental recebe alunos da rede pública
Secretário José Luiz de Oliveira destaca parcerias ambientais com PCH.Análise da água no Laboratório de Potabilidade da Água
Análise da água no Laboratório de Potabilidade da Água