Equipe trabalha para preservar a fauna

O cuidado com o meio ambiente é prioridade na construção da PCH Paracambi, entre os  vários programas que estão sendo desenvolvidos, o Programa de Resgate de Fauna Terrestre e de Ictiofauna foi um dos primeiros a ser executado. O trabalho foi realizado antes do inicio da terraplanagem do empreendimento. Agora, a equipe de biólogos e veterinários volta a entrar em ação para atuar paralelamente ao Programa de Limpeza e Desinfecção da Área do Reservatório.

A primeira etapa do trabalho aconteceu entre outubro e novembro de 2009, quando os animais (anfíbios, aves e mamíferos) foram deslocados da atual área do canteiro de obras para regiões vizinhas, com habitat similar ao que viviam. Os bichos encontrados com algum ferimento foram encaminhados para tratamento no Centro de Triagem do Ibama, em Seropédica, instituição com quem a PCH Paracambi firmou parceria.

Agora, o Programa de Resgate de fauna Terrestre e de Ictiofauna entrou numa segunda etapa. Desde o inicio de março, a equipe voltou para executar o mesmo trabalho desenvolvido em 2009. Desta vez, a área é muito maior, a missão é realizar o deslocamento dos animais antes do avanço do Programa de Limpeza e Desinfecção da Área do Reservatório. Ao todo, o futuro lago se estenderá por 2,37 Km² ou 237 hectares. Para tanto, será necessário a limpeza de uma total de 1,70 Km²  ou 170 hectares. A previsão de encerramento desta etapa é junho de 2011.


Equipe trabalha no resgate da fauna local


Cuíca ou Catita

Ave-Garca-Maria-Faceira-(2)-(2)
Garça Maria Faceira