Começa o plantio de mudas no entorno do reservatório

Um pau-brasil. Essa foi a primeira muda plantada, dia 20 de janeiro de 2011, pelo projeto de reflorestamento da PCH Paracambi para a área do entorno do futuro reservatório da hidrelétrica. Serão mais de 500 espécies de plantas nativas da Mata Atlântica, como embaúba, ingá, cedro. Até 2016, serão 282 hectares de floresta replantada. Moradores de Paracambi foram contratados para trabalhar no projeto.

A primeira fase do projeto de reflorestamento começou em outubro de 2010, com o preparo do solo (roçado, coveamento, marcação e combate às formigas). A partir desse trabalho, a região ficou pronta para a etapa seguinte: o plantio das mudas, realizada nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2011. No momento, teve inicio a fase de manutenção do primeiro lote de área reflorestada com 50 hectares. Esta última etapa é essencial para garantir o sucesso do programa.

“Cada ciclo de plantio deve cumprir essas três etapas. Esse trabalho é importante para preservar nascentes d’água e prevenir erosões em encostas, além da mata voltar a ser o refúgio para várias espécies de animais da região”, comenta o gerente ambiental da PCH Paracambi, Adalto Gomes.

O projeto tem como princípio reflorestar tal e qual a mata original. “O excesso de desmatamento para pastagem gerou desequilíbrio. O que queremos é reproduzir um ambiente igual ao que havia na região quando começou a ser colonizada”, completa o gerente ambiental.

Plantio de mudas no entorno