Campanhas Temáticas

Reciclagem é tema de campanha da PCH Paracambi em escolas

Pelo segundo ano consecutivo, a PCH Paracambi leva projetos educativos com o tema meio ambiente à escolas públicas do entorno do empreendimento. Em 2010, foram promovidas as Oficinas Ambientais. Este ano, de 12 de maio a 15 de junho, serão realizadas Campanhas Temáticas em que, mais uma vez, o foco é despertar o interesse sobre a importância da reciclagem no público infanto-juvenil.

Assim como no ano passado, estão envolvidos no projeto, as escolas municipais Coroado e Floresta (ambas em Paracambi) e a Aurelino Gonçalves Barbosa (em Piraí). Num total de 174 alunos das três instituições de ensino.

Este ano, entre as atividades do projeto Campanhas Temáticas estão palestras de conscientização ambiental, oficinas de reciclagem, gincanas e até peças teatrais com o tema meio ambiente.

Na semana passada, as escolas municipais de Paracambi abriram a série de atividades.  Dia 12, os alunos da escola Coroado, no km 215 da Rodovia Presidente Dutra, assistiram a uma palestra sobre reciclagem. Dia 13, foi a vez das turmas da escola Floresta, no bairro Km 9, aprenderem como podemos reutilizar materiais que iriam virar lixo.

Durante o período das Campanhas Temáticas, os educadores visitarão quatro vezes por semana as escolas envolvidas no projeto, sempre abordando o tema reciclagem. O resultado deste trabalho será apresentado em gincanas. Dia 7 de junho, será realizada a primeira, na Fábrica do Conhecimento de Paracambi, para as escolas Coroado e Floresta. Enquanto, no dia 15 de junho, acontece o mesmo evento na escola Aurelino Gonçalves Barbosa, em Cacaria, distrito de Piraí.

Atividades educativas são realizadas desde 2008

Além das Oficinas Ambientais, em 2010, e das Campanhas Temáticas, em 2011, a PCH Paracambi produziu em 2008 a cartilha “A energia que vem do rio”, mais um projeto educativo para o público infanto-juvenil.

Em maio de 2008, o projeto foi apresentado em sete escolas pré-selecionadas do entorno do empreendimento (cinco em Paracambi, uma em Itaguaí, uma em Piraí). Juntas, as escolas somam 1.306 alunos com idades de 3 a 14 anos.

Após a distribuição das cartilhas foi realizado um concurso de desenhos e frases sobre o tema “energia”. Os 15 melhores trabalhos foram premiados com bicicletas, e ano passado (2010) os vencedores do concurso puderam ainda participar de uma visita ao Museu Energia da Light, no edifício-sede da companhia, no Rio de Janeiro.

Alunos mostram o que produziram nas oficinas
Turma recicla material para confeccionar brinquedos
Aluna aprende a reciclar
Aluna aprende a reciclar